segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

20-02-10 Trilho de Tresminas - PR6

As Minas Romanas de Tresminas são um dos mais importantes conjuntos de arqueologia mineira da época romana. Dado o estado avançado de destruição dos monumentos antigos relativos à exploração de matéria-prima, é do maior interesse cultural a preservação e o estudo deste local único.



Extensão: 13 km

Ponto de partida: Junta de freguesia de Tresminas
Ponto de Chegada: Junta de freguesia de Tresminas
Grau de dificuldade: Moderado
Categoria: Pedestre
Descrição: Este percurso tem início e fim no cruzeiro, em frente do edificio da junta de freguesia de Tresminas. Percurso circular. Tresminas, Ribeirinhas Cevivas, Tresminas.
Localidade: Tresminas
Clicar na foto para abrir o album

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Inauguração de Percurso Pedestre - Trilho de Mosteiró

O Município de Valença, com o apoio do Clube Celtas do Minho, no próximo dia 13 de Março, pelas 9h00, irá inaugurar mais um trilho da Rede Municipal de Percursos Pedestres.
Este itinerário com 11,7 km, tem inicio e local de encontro na Igreja Matriz de Cerdal.
A beleza deste percurso, a todos nos espanta e recomenda-se pelo seu património natural, cultural e histórico.

Mais informação e registo fotográfico:

http://botanotrilho.blogspot.com/2010/02/inauguracao-de-percurso-pedestre-trilho.html

Ficha técnica:
Nome: Trilho de Mosteiró
Distância: 11,7 km
Dificuldade: Fáci
Âmbito: Histórico-cultural
Local de encontro: Igreja Matriz de Cerdal
Horário: 9h00
Data: 13 de Março

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Unde Venis? Quo Vadis? - Portaria 1245

E o titulo do texto bem pertinente do Zé Moreira em "BORDEJAR - Caminhando...Devagar!..."


Toca a mexer... temos de acordar... final de Fevereiro esta a porta...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

14-02-10 dia de S.Valentim - Dia dos namorados...

Dia demasiado importante para mim :)

Dia 14 de Fevereiro, dia de S.Valentim. Para mim muito mais que o simples dia dos namorados… meu dia de aniversário…Dia de facto muito especial e como tal teria de ser passado a minha maneira, junta da serra de minha paixão… o Gerês. Assim foi de regresso de mais um dia de formação resolvi ficar pelo Gerês e dormir mais uma vez nos seus braços.
Deitei-me aconcheguei-me junto a ele, posei a minha cabeça no seu ombro e fiquei ali quietinha, sem me mexer para não estragar o momento… Senti o seu cheiro… cheiro a terra… senti o seu pulsar junto ao meu peito e adormeci. Adormeci, encantada….

8h30 e já vagueava pela Mata da Albergaria ainda comecei a minha caminhada pela Encosta Sabrosa mas o vento e as baixas temperaturas convidaram me a abortar…
Na verdade a vontade de estar naquele sítio era pouca… algo me chamava para o outro lado da serra… um lado mais agreste menos povoado com gente mais simples, mais acolhedora… Resolvi contornar a serra e ir descobrir uns trilhos para os lados de Pitões. Numa dumas chamadas que recebi para me dar os parabéns da Alice e do David, soube que também iam para Pitões, em dois tempos nos encontramos em Paradela e seguimos juntos até Pitões…

Visitamos o Mosteiro que o David ainda não conhecia, registamos alguns momentos e regressamos a aldeia para almoçar. Era domingo Gordo, dia de fumeiro, dia de festa.
Acabamos de almoçar eram 16h ainda fomos até a famosa Cascata, passeio mesmo domingueiro mas estava a ser muito agradável. Pela primeira vez tive direito a cantares de parabéns em plena serra… As vozes da Alice e do David entoavam na serra, as montanhas testemunharam da minha alegria, felicidade e inundaram me de uma paz muito prazeirosa. Sensação tão boa estar ali, apetecia me ficar ali sentada naquele banco, a apreciar a beleza que meus olhos viam, a ouvir as palavras de amor declaradas pela cascata e sentir o amor que nutro por ti.
No regresso passamos pelo centro da aldeia, convivendo com aquela gente…gente boa… gente calorosa… O cheirinho do caldo feito no pote, as alheiras e chouriças assadas, alguns catares ao desafio… Coisas simples que se tornam grandiosa… Compramos um pão de centeio na fabulosa padaria de Pitões e claro as famosas bolas de Berlim também...

Acabamos o nosso dia, o meu dia da melhor maneira. Em volta de uma lareira com um bom copo de vinho algum fumeiro e as brincadeiras do Toy, o cão Rafeiro Alentejano do Zé, companheiro de montanha e natural daquela serra. Como sempre o convívio com aquela gente é fantástico. Um dia para mim em grande, passado como eu gosto, com quem gosto e aonde gosto de estar.

Clicar na foto para ver o album

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

07-02-10 - Prados da Messe

A verdadeira alegria não é desordem nem descontrole emocional.
A ela chegaras quando te puseres a servir desinteressadamente. :)
Clicar na foto para ver o album
Percurso: Portela de Leonte - Carris da Macieira - Pé de Medela - Alto de Albas - Prados da Messe - Encosta Sabrosa - Portela de Leonte.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

30-01-10 Vale Teixeira

Os sonhos que lentamente, deliciosamente, silenciosamente se vão realisando...

No cimo daquela laje, de braços bem abertos como se de um hino a vida se trata-se...
Desejei... Desejei estar no meio deles quando estes se fechassem...
Até que os senti...