segunda-feira, 4 de outubro de 2010

03-10-10- Pitões das Junias - Ruinas da Aldeia de Juriz - Igreja do Castelo

ENTRE QUEM é!
(dizer barrosão)


Entrem em "nossa casa", acolham-se no lar barrosão e toquem a macieza da lã de ovelha que sempre nos abrigou da agrura do frio das serras da Mourela e do Gerês!
Outrora, neste mesmo edificio a comunidade de Pitões das Junias abrigava os seus bois reprodutores de uso comunitàrio, os "Bois do Povo", fecundos e fortes eram garante da disseminação da riqueza pastoril. simbolos da vitalidade da aldeia enquanto territorio partilhado, neles se projectavam os valores necessarios que importavam preservar para a sobrevivência da comunidade. Valores que hoje mesmo reformulamos na afirmaçao deste espaço museologico que vos apresentam, como um espelho onde a comunidade se reflecte.Uma comunidade viva, mas que se confronta na sua conjectura demografica com a irreversibilidade do tempo e os seus novos desafios.
Neste espelho, nucleo identitario do Barroso e da sua memoria, reflecte-se uma cultura singular e ancestral, rostos e mãos que se aplicaram, se aplicam, nos muitos segredos da terra, uma terra que se amealha como um bem precioso. São as mesmas mãos que agora transportam para o nosso tempo global a autenticidade partilhada do convivio humano, tão propria deste lugar e um saber que construiu, ao longo dos tempos, laboriosos equilibrios na sua relação com a Natureza propiciadora.
E não serão, também, estes mesmos "segredos" saberes e valores, os que preservam a chave de um futuro harmonioso para o nosso destino?
Clicar na foto para ver o album.

7 comentários:

Jorge Sousa disse...

Olá White Angel. Bonito texto. É sempre bom partilhar estes modos de vida ancestrais, reveladores de vidas verdadeiramente comunitárias. Cumprimentos, Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com

White Angel disse...

Ola Jorge,

é verdade, é sempre muito bom partilhar e nesse sabado fiz mais umas descobertas muito interessantes que mais tarde irei partilhar... Aquela gente e aquela serra é um poço de surpresas que me encantam de todas as vezes que vou là...

Saudações montanheiras

Sandra Nascimento disse...

Olá!
Valeu a pena a ida até à Fonte Fria e à Capela de S. João!
Adoramos, claro!
Aparece!

Beijinhos,
sandra

White Angel disse...

Ola Sandra,

Também eu adorei a vossa companhia.. muito boa onda.
E claro que vou aparecer... vai enviando mail com as vossas actividades;)
E ja sabes sempre que precisarem da trilhos naquela serra vai avisando... Existem trilhos para ir a todos os sitios, não ha necessidade de corta-mato e eles tem de ser mantidos:)

Beijinhos para ti e para o resto do pessoal.

Sandra Nascimento disse...

Podes ter a certeza que te iremos "chatear" muitas vezes. Apreciamos bastante tudo aquilo que aprendemos contigo. O teu nome vinha sempre à "baila" na caminhada. Tentamos seguir os teus conselhos e "pisar" bem o trilho já marcado :)
Esta partilha de "saberes" é algo precioso para todos nós, "domingueiros".
Até breve!
Beijinhos,
sandra

RotasdoBarroso disse...

Olá
Realmente andamos muito perto, deve ter sido por pouco que não nos cruzamos..
Bj
Parabéns pela escolha do texto
Miguel

White Angel disse...

Obrigada Miguel,

Aquela serra e aquela gente me encanta e atrai cada vez mais...:)

Bj.