domingo, 20 de fevereiro de 2011

19-02-11 Xertelo - Lagoas do Marinho - Xertelo


A Amizade não se Procura, Exercita-se

É um erro desejar ser compreendido antes de se ser elucidado por si mesmo a seus próprios olhos. É procurar prazeres na amizade, e não méritos. É qualquer coisa de mais corruptor ainda do que o amor. Venderias a tua alma por amor.

Aprende a repelir a amizade, ou melhor, o sonho da amizade. Desejar a amizade é um grande erro. A amizade deve ser uma alegria gratuita como as que a arte ou a vida oferecem. É preciso recusá-la para se ser digno de a receber: ela é da categoria da graça («Meu Deus, afastai-vos de mim...»). É dessas coisas que são dadas por acréscimo. Toda a ilusão de amizade merece ser destruída. Não é por acaso que nunca foste amado... Desejar escapar à solidão é uma cobardia. A amizade não se procura, não se imagina, não se deseja; exercita-se (é uma virtude). Abolir toda esta margem de sentimento, impura e enevoada. Schluss!

Ou melhor (pois não é necessário desbastar-se a si mesmo rigorosamente), tudo o que, na amizade, não passe por alterações efectivas deve passar por pensamentos ponderados. É absolutamente inútil privar-se da virtude inspiradora da amizade. O que deve ser severamente proibido, é sonhar com os prazeres do sentimento. É corrupção. E é tão estúpido como sonhar com a música ou com a pintura. A amizade não se deixa afastar da realidade, tal como o belo. E o milagre existe, simplesmente, no facto de que ela existe. Aos vinte e cinco anos é mais que tempo de acabar radicalmente com a adolescência...

Simone Weil, in 'A Gravidade e a Graça'
Clicar na foto para ver o album

4 comentários:

@guia-real disse...

o gerês estava lindo!! pena mesmo estar pressionada pelo regresso...teria sido um belo dia de montanha!!

Parabéns pelas fotos!

White Angel disse...

Estava sim senhora... ias adorar!!:)

Obrigada mas com paisagens e tempo como aquele qualquer maquina tirava belas fotografias... Era so tirar...:)

Beijinhos

Teotonio Pinheiro-Barcelos disse...

Oi!!como sempre lindos siteos parabens por dar a conhecer:)

White Angel disse...

Olá Teotonio!!!

As Lagoas do marinhos é um local lindissimo... mas com neve é mais do que lindo... Obrigada.

Beijinhos