terça-feira, 17 de maio de 2011

GERÊS

"A Serra do Gerês, ou o Gerês, é Património Nacional inestimável numa acepção vasta. Poder-se-á ousar dizer que é já ícone, que é um mito, uma jóia, um bem protegido por lei que para muitos é memória, destino de eleição, objecto de estudo e investigação, uma paisagem irrepetível, uma inspiração de artistas, um local de aventura e repouso. Mas, diga-se o que se disser do Gerês, quem chega de novo fica rendido, quem o conhece surpreende-se de cada vez que regressa, quem aí vive em permanência partilha-o na condição de casa comum com aqueles que o elegem por outros mais diversos motivos. O Gerês é uma referência por demais importante para ser esquecido, para se confinar ao espaço natural em que se representa, para ser apenas objecto museológico, fotográfico, turístico. Ele é um cimento entre gerações, entre vários interlocutores, podendo afirmar-se que não discrimina quem quer que seja a não ser pelo desinteresse que possa injustamente suscitar. Lá residem todas as formas em que se exprime a Natureza, numa harmonia que torna o Parque exemplo acabado do que de mais autêntico nos pode este nosso território reservar, também pelas suas gentes e pelos caminhos ainda por desvendar".
Lúis Vendeirinho

2 comentários:

Lírio disse...

Olá amiga!

Este escritor escreve maravilhosamente bem!
Penso que para nós é uma honra ter alguém que transmite tão bem o que o nosso Gerês representa!
Muitos parabéns!!

Kiss

White Angel disse...

Amiga!!!

Tive a honra e o privilégio de caminhar e conhecer pessoalmente o Luís Vendeirinho a bem pouco tempo.
Lírio, ele é fantástico… Sente como nós… Só que ele consegue por no papel de uma forma soberba o que sente e o que vê… Alias ultimamente eu tenho conhecido muita gente assim… è fabuloso, não somos as únicas…
Pedi-lhe autorização para colocar aqui alguns de seus textos, terás a oportunidade de conhecer a forma fantástica que ele tem de escrever… Ele também um amante do Gerês.

Beijinhos...