segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

20-01-08 POrtela do homem-Minas de Carris-Minas das Sombras - Portela (28,5 km)



Clicar na foto para ver album

20 de Janeiro de 2008, 10hrs da manha quando iniciamos na Portela do Homem. O nosso objectivo era fazer o circuito Portela – Carris – Sombras - Portela. Iniciamos o percurso com a companhia dum grupo de Porto os CCP- Secção Montanha. A simpatia e alegria reinava nos 2 grupos, caminhamos juntos ate aos Carris conhecemos o Peixe-aranha e o Action Man, com quem trocamos conhecimento, experiencias e contactos para futuras caminhadas. O obectivo dos CCP era ir e voltar aos Carris ainda frisaram que o circuito seria muito longo, mas o dia estava lindo e o desafio despertou-nos. Descansamos cerca de 1h00 nos Carris e aproveitamos para recarregar energias. Fomos em direcção ao marco geodésico dos carris onde pude avistar as famosas Lagoas do Marinho, lindas, de um azul-turquesa lindíssimo. Até parecia que uma estava a namorar a outra. Descemos até ao marco que separa Portugal de Espanha e daì foi só seguir as tímidas mariolas que ali estavam a indicar um trilho que pouco se notava. Pouco a pouco depois da imponente companhia do Altar de Cabroes do nosso lado direito, começamos a avistar as ruínas das Minas das Sombras…nunca mais lá chegávamos. Depois de uma visita as ruínas e indicar caminho a uns pedestrianos que faziam o mesmo percursos mas em sentido inverso, alcançamos o caminho de terra que nos levava até a Portela de Homem.
Ai começou a parte que nos desconhecíamos: a distancia...longo demais…Mas tivemos direito a um espectáculo lindo. O sol já se estava a por e os últimos raios batiam na montanha, deixando transparecer uma cor dourada, um céu ainda azul e uma lua redonda… lua Cheia. Como já caminhávamos há 2hrs ainda faltava cerca de mais 2hrs de marcha e a noite a chegar, desta vez S. Pedro foi generoso e enviou nos a lua para iluminar a noite com o seu Luar. Trinta minutos mais tarde encontramos uns caçadores de Jeep que nos disseram que ainda faltava hora e meia para chegar a Portela. Como bons pedestrianos não pedimos boleia (mortinhos por elaJJJ) mas andamos firmes até chegar a Portela. A lua acompanhou nos o tempo todo, os pés começavam a ficar maçados, mas as sombras das montanhas, dos pinheiros, o som dos ribeiros e a aquele luar, pintavam um cenário com algo de misterioso e magico que depressa nos fez esquecer esse cansaço… E deixou nos gozar desse êxtase… dessa sensação muito prazerosa que a montanha nos proporciona.
Chegamos a Portela do homem ao mesmo tempo que o Grupo que cruzamos nas Minas das Sombras eram 20hrs em ponto. Sensação de dever comprido, bem-estar, prazer e paz sobre tudo muita paz. Bom demais… por vezes difícil de entender…

3 comentários:

medronho disse...

Excelente :)

A que horas chegaram à Portela do Homem?

White Angel disse...

Oi, foi mesmo excelente....

Chegamos a Portela do Homem as 20h em ponto. A caminhada foi longa mas desta vez S.Pedro teve pena de nos, e enviou nos a lua cheia para iluminar as montanhas com o seu luar. Excelente é pouco foi magnifico mesmo.
Logo que possa vou deixar aqui o relato da caminhada.

Beijinhos e até un dia destes.

Alexandre Nuno disse...

Parabéns pelo Blog. Domindo dia 3, espero que o tempo ajude.Estive lá hoje a bater o trilho, e foi espectacular. Cumprimentos