26-12-10 Depois de um presente de natal não muito desejado, mais do que nunca eu precisava de ir para serra, melhor dizendo eu precisava de ir pró Gerês, já há muito que não ia para aquela Zona do Gerês, a mais agreste, menos calcorreada e mais solitária…
Encontrei me com os meus companheiros de montanha em Braga, decidimos muito rapidamente qual seria o destino e lá fomos nós. Conhecia alguns trilhos naquela zona mas havia um que ainda não tinha feito e gostava muito de conhecer… Meus colegas foram fantásticos eles já o conheciam, mas mesmo assim optaram por fazer esse trilho e eu passei a conhecer. Começamos em Sela por um trilho de pastores já bem antigo semeado de pequenas mariolas até Entre Caminhos. Este percurso é de facto mais agradável de se fazer, menos íngreme e menos penoso do que os que eu já conhecia… Chegando ao cimo mesmo na portela da Abelheira a paisagem com a qual fomos brindados era esplêndida… os Cornos de Candelas imponentes a nossa frente, o Alto do Bezerral e Alto de Compadre se erguiam a nossa frente como se louvassem a nossa presença na serra. As Fragas de Brazalite e Espinheiro bem lá no fundo da paisagem também acenavam, a fraga de Paul muito timidamente lá espreitava por trás de Candelas… e a grande Lagoa sobre o Ribeiro do Dola rejubilava tanta era sua felicidade com a nossa presença….
Depois de alguns minutos de contemplação lá continuamos caminho descendo agora para o Prado das Biduiças, fantástica a sensação de ali estar novamente, já há mais de um ano que não passava ali… Caminhamos cada um a seu ritmo, acompanhados pelo Ribeiro com o mesmo nome… Fui caminhando por vezes a sós, gosto de falar contigo a sós, a serra entende me tão bem. Fui ouvindo silenciosamente as suas declarações de amor, o Ribeiro da Biduiça se declarava, se insinuava e a agua que corria na Corga de Lamelas ao fundir-se no da Biduiça formavam pequenas cascatas de emoções maravilhosas… Sentia me feliz no seu seio…

Acabamos mais uma vez no “tasco” mais perto a assimilar os prazeres sentidos durante o dia…
![]() |
Clicar na foto para ver o Album |